segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Fisioterapia


A APAP oferece fisioterapia de qualidade e gratuita para portadores de seqüelas neurológicas, como: AVC, doença de Parkinson, Traumatismo Craniano encefálico, paralisia cerebral, paralisia fácil, neuropatias periféricas, doenças neuromusculares, crianças com atraso no desenvolvimento motor, entre outras. A fisioterapia pode ser agenda nas 2ª, 4ª e 6ª feiras, das 7h30 às 10h, através dos telefones: 3353 - 2727 e 3353 - 2395.

Rotina da APAP



A APAP conta como uma rotina comum à muitas associações. O trabalho inicia-se por volta das 8 horas e encerra-se às 17 horas. A associação oferece aos seus participantes, café da manhã, almoço e café da tarde, ou seja, os paraplégicos não precisam sair da instituição para realizar suas refeições. Quando necessário, a associação conta com um motorista que leva e traz os funcionários do trabalho para casa ou para compromissos paralelos. De segunda a sexta-feira, a associação trabalha normalmente com encadernação, nas segundas e quartas-feiras os paraplégicos realizam atividades de fisioterapia pela manhã. Alunos voluntários de uma universidade particular de Curitiba, auxiliados por professores, utilizam o espaço e os aparelhos da APAP para fazer um trabalho social de auxilio à recuperação física dos paraplégicos. Participam gratuitamente da fisioterapia também deficientes físicos que estão na fila de postos de saúde e não conseguem vaga para fazer o tratamento. Um belo exemplo de solidariedade e cidadania que orgulha a todos que fazer parte da APAP.

História da APAP



A APAP - Associação Paranaense de Assistência ao Paraplégico - surgiu como apoio à Casa do Paraplégico, que era mantida pelo estado. Quando essa Casa acabou, as pessoas que nela estavam fundaram, em 25.02.1970, a Associação Paranaense de Assistência ao Paraplégico com a liderança do Sr. Antônio Andrigueto. Porém, a principal atividade hoje, que é a encadernação, só teve início no ano de 1986. A nova Associação é e foi desde o início independente. O objetivo da APAP é ser uma escola de capacitação de paraplégicos para o mercado de trabalho, pois a maioria das pessoas que nela trabalham, sofreu acidente e precisa se adaptar a nova vida. A Associação tem um convênio com alunos do 3º ano do curso de fisioterapia da Universidade Positivo no qual eles, alunos, fazem um trabalho voluntário para as pessoas da instituição e a instituição oferece a estrutura para fisioterapia. Além dessa capacitação para os paraplégicos e do tratamento de fisioterapia, a Associação oferece também as refeições. É servido café da manhã, almoço, e café da tarde para todos que ali trabalham. A APAP se mantém sozinha; pagam os trabalhadores, cozinheira e motorista com a renda da instituição. Renda essa que provém, a maioria, do serviço de encadernação.